domingo, 25 de novembro de 2007

Moção de apoio ao MORU
.
.
Estou agora no Timor Leste, onde colaborei/colaboro com o desenvolvimento da educacao basica, como ex- bolsista da CAPES e membro das Naçoes Unidas. Fui presidente do DCE/UESC num tempo em que já estávamos agonizando enquanto instituiçao capaz de dar conta dos diversos problemas que afetam a regiao onde ela está inserida. Discutíamos, nós, muitos, poucos, pouquíssimos os que nos preocupávamos com o papel de uma universidade pública, que o dever de uma instituicao de ensino é ser vanguarda no direcionamento de politicas publicas que a sociedade deve tomar. Pois bem.
.
A partir dessa perspectiva é que dirigo a minha mocao de apoio ao movimento de ocupacao da reitoria da UFBA. Porque ele (o movimento) mostra um valor que a universidade esqueceu, elementar: o processo democrático. Ele nao é elementar na sua essencia, porque é relativo. Mas na sociedade como está moldada (e enquanto nao tivermos outro valor para colocar no lugar da democracia participativa), precisamos nos agarrar a este valor, para que juntos possamos oferecer àqueles que estao fora da universidade (mas sao os que a custeiam - inclusive salario de reitores, professores, policiais etc), algumas melhorias na qualidade de vida que têm. É dessa visao que parto para repudiar o ato de bravata militar (da policia federal e seu diretor - posto que eles devem ter um superior a quem coube a ordem da acao) e postura de realeza (do reitor).
.
Sigam em frente. Ocupem, desocupem quando a circunstancia for necessária, reocupem, chamem os movimentos sociais pra dentro das universidades, para que a sociedade possa ajudar a universidade a reencontrar o caminho de vanguarda que ha muito perdeu.
.
.
Jailson Alves
Ex-Presidente DCE/UESC

Nenhum comentário: