quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Centro Acadêmico Rocha Lima - FMRB - USP

Moção de apoio às ocupações contra o REUNI

O Centro Acadêmico "Rocha Lima", órgão de representação dos estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, manifesta através desta seu apoio às ocupações realizadas nas diversas Universidades Federais contra o REUNI, por concordar não ser este um meio adequado de ampliar o acesso e permanência relativos ao Ensino Superior Público.

Pensamos que o REUNI é uma manobra política governamental que, elaborada de forma pouco democrática dentro de um processo de imposições, ignora as principais bandeiras políticas dos movimentos sociais organizados, cujas propostas sinalizam concretamente para a consolidação de Universidades públicas gratuitas e de qualidade, com acesso ampliado.

Vemos essa manobra como uma medida pouco resolutiva, que atua de forma quantitativa, não valorizando a questão da qualidade do ensino e, ainda, ignora o fator sócio-econômico como de grande influência na permanência estudantil. Ela prejudica também a autonomia das universidades, ao condicionar o recebimento de verbas a mudanças estruturais e inserção em programas previamente definidos, limitando suas políticas e ações.

Salientamos que o REUNI traz uma confusão na destinação de verbas que, por já existirem nas contas do Ministério da Educação, deveriam estar sendo investidas sem condicionantes ou programas especiais.

Somos contrários ao REUNI e apoiamos as ocupações como meio de luta e protesto contra medidas governamentais ou institucionais que não sejam fruto de amplas discussões com o movimento estudantil e com os diversos movimentos de educação, refletindo suas sinalizações e necessidades.

Lívia Brassolatti Silveira
Coordenadora do Departamento de Relações Externas
Centro Acadêmico "Rocha Lima"

Nenhum comentário: