quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Moção de Apoio DCE-UFRGS

Moção de Apoio à Ocupação das Reitorias da UFPR, UFF, UFBA e UNIFESP

A luta em defesa da Universidade Pública felizmente segue. Por mais que Lula e seus comparsas tentem, o movimento estudantil revitalizado e fortalecido após a vitoriosa jornada de maio e junho, em que as ocupações de dezenas de reitorias país afora obtiveram expressivas vitórias, continua em luta.

A nova face da Reforma Universitária, o REUNI, promete ampliar vagas partindo do pressuposto que a estrutura das Universidades Federais está subutilizada.

Em bibliotecas com déficit gritante de livros. Em filas de quase uma hora para almoçar em Restaurantes Unviersitários. Em laboratórios defasados em sua maioria. Com parcas bolsas permanência, de extensão e de pesquisa. Com falta de professores. Com falta de funcionários.

Qualquer estudante, funcionário e professor sabe que estamos operando um milagre realizando mais de 90% da produção científica brasileira nas Universidades Públicas com essa situação.

Com esse e tantos outros elementos vemos que falta vontade política de tratar a educação como um direito social que precisa ser ampliado com qualidade, com respeito à sociedade.

Conforme deliberado no III Congresso de Estudantes da UFRGS, ocorrido nos dias 28 e 29/09, somos contra o REUNI. Pelos mesmos motivos que hoje ocupam suas reitorias os colegas da UFPR, UFF, UFBA e UNIFESP.

Que eles tenham sucesso assim como nós queremos ter no Conselho Universitário de 29/10 que votará o REUNI aqui na UFRGS.

Saudações de Luta Estudantis

DCE UFRGS

Nenhum comentário: