quinta-feira, 25 de outubro de 2007

NOTÍCIA SOBRE A OCUPAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Cerca de 300 estudantes da Universidade Federal do Ceará ocuparam hoje pela manhã a Reitoria com o objetivo de protestar contra o processo de aprovação do Projeto REUNI e de repudiar a agressão violenta destinada ao protesto estudantil da última sexta-feira.

O REUNI é o Programa de Expansão e de Reestruturação das Universidades Federais e dos Centros de Tecnologia de todas as Instituições Federais, que deveria ter sido socializado em amplos espaços de discussão em toda a Universidade durante seu processo de aprovação. Muito longe disso, o que ocorreu foi uma reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), constituído pelo Reitor, Diretores de Centro, Pró-reitores e 5 Representantes estudantis, em que se votou a aprovação do tal Projeto, apresentado somente nesta data e contendo mais de 100 páginas.

A reunião era fechada e havia seguranças impedindo qualquer estudante que não fosse Conselheiro de entrar e de participar da reunião. Aproximadamente 30 estudantes estavam do lado de fora do CONSUNI, no sentido de protestar contra aquela votação, que se dava de forma arbitrária e nada participativa, já que a maioria dos estudantes, servidores e professores da UFC não sabia e não sabe a que realmente se propõe o Reuni.

Os estudantes tentaram entrar na sala da reunião do Conselho, mas foram AGREDIDOS VIOLENTAMENTE pela segurança da Universidade. Foram pancadas de cassetetes, puxões de cabelo, chutes e socos voltados para impedir que o grupo de estudantes tivesse voz e pressionasse para que a votação não ocorresse naqueles moldes. Ao ouvir os protestos do grupo, o Reitor rapidamente encaminhou a votação do projeto, que sequer havia sido lido em sua totalidade pelos conselheiros estudantis e que, naquele momento, ainda iria ser completado (faltavam cerca de 40 páginas que iriam ser adicionadas posteriormente)!

Repudiando a postura violenta do reitor diante da manifestação estudantil, a falta de democracia no CONSUNI, a inexistência de paridade nas decisões políticas da Universidade e reivindicando a revogação da aprovação arbitrária e ilegal do REUNI é que cerca de 300 estudantes ocuparam na manhã de hoje a reitoria da Universidade.

A nossa manifestação estudantil pretende se estender na reitoria até que a pauta seja debatida e as reivindicações alcançadas. O objetivo da ocupação é criar um espaço de diálogo que não nos é aberto dentro dessa Universidade, e no qual não há possibilidades se não aceitar, sem qualquer discussão, um Projeto como o REUNI e ainda sofrer agressões quando se protesta por democracia, por decisões construídas coletivamente e por e mais espaços de discussão! Ora, se o REUNI é tão bom para a Universidade, porque ele tem de ser aprovados a portas fechadas e com repressão aos estudantes?

A luta contra as arbitrariedades na aprovação do Reuni é uma luta nacional em defesa da Universidade Pública, em resposta ao método antidemocrático e truculento de aprovação do Reuni, que está ocorrendo em diversas Universidades em todo o Brasil, na UFBA, UNIR (Rondônia), UFSC, UFSCAR, UNIFESP. A reitoria destas Universidades estão ocupadas em protesto à aprovação do Reuni, que foi feita de forma obscura e com o uso de violência e agressão.

Obs: A última informação dada pela reitoria foi que o reitor só se reuniria com os estudantes se eles desocupassem o prédio da UFC, em mais uma demonstração de indisposição ao diálogo.

Nenhum comentário: