domingo, 21 de outubro de 2007

Moção de Apoio Movimento do Estudantil Popular Revolucionário

“O mundo pertence a vocês e a nós também, mas, em última análise, o mundo é vosso. Vocês, os jovens plenos de vigor e vitalidade, estão na Primavera da Vida, tal como o sol às oito e nove da manhã. Em vocês, depositamos nossas esperanças”

“O mundo pertence a vocês e a vocês, pertence o futuro do mundo”
(Mao TseTung, líder revolucionário chinês, em conversa com estudantes estagiários chineses em Moscou)

Dirigimo-nos a todos os estudantes da Bahia que mantém a ocupação permanente da reitoria da UFBA, para manifestar nossa solidariedade e apoio irrestrito a este ato, que demonstra que a juventude rebelde se levanta em todo o mundo.

O sentimento que impulsiona os estudantes da UFBA a defender com unhas e dentes a Educação Superior Pública e Gratuita é o mesmo dos 5000 mil que ocuparam as ruas do rio de janeiro no 28 de março na luta pelo passe livre estudantil, dos estudantes da Grécia que estão em manifestações e em greve contra a privatização da universidade há três meses, dos estudantes que lutaram contra a "reforma" universitária e por um país melhor em 68, e do conjunto dos estudantes democráticos que erguem gloriosas barricadas em todo o país na luta contra o decreto populista do REUNI.

A situação em que se encontram os residentes e o Restaurante da Residência Universitária da Vitória é inadmissível. De fato, esta situação reflete a ausência de uma política concreta de assistência estudantil e o sucateamento progressivo das nossas universidades, através da aplicação dos ditames imperialistas para a educação, que se expressam na “Reforma” Universitária do Banco Mundial/Lula.

O Decreto autoritário e fascista que cria o REUNI apenas dá continuidade e prosseguimento ao desmonte total da UFBA. Ao passo que se tem um discurso de “expansão” de vagas, se propõe na realidade, o fim da universidade pública no Brasil!

No entanto, enquanto os estudantes se levantam e lutam o Estado burguês-latifundiário-imperalista e seus aliados tentam reprimir a juventude democrática.

Por isso, manifestamos o nosso repúdio à posição adotada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFBA, ao não reconhecer como legítima e soberana a decisão dos estudantes em ocupar a Reitoria e resistir à aplicação da “Reforma” Universitária do Banco Mundial/Lula. A postura do DCE da UFBA, ligado ao PT e a UNE é a expressão mais objetiva do oportunismo, que ainda agoniza no seio do movimento estudantil. Por isso, ao mesmo tempo em que temos como tarefa central combater a “Reforma” Universitária do Banco Mundial/Lula é necessário combater decididamente e varrer a UNE pelega e governista das nossas Universidades.

Repudiamos aqui também, a ação reacionária do reitor da UFBA, que exigiu que fornecimento de água fosse cortado, em decorrência da justa e conseqüente ocupação da reitoria por parte dos estudantes.

Desta forma, reiteramos o apoio incondicional à luta dos estudantes combativos da UFBA e exigimos que a pauta de reivindicação seja atendida. Reafirmamos assim o nosso compromisso de divulgar ativamente em todo o Brasil os fatos ocorridos na UFBA e denunciar a postura repressora do Reitor da UFBA, que tenta a todo o momento criminalizar a luta do movimento estudantil.

Por fim, saudamos todos os companheiros da Bahia, pela firme decisão de lutar pela construção de uma Universidade que Sirva ao Povo e por romper com os grilhões que aprisionavam o desenvolvimento do movimento estudantil rebelde, combativo e independente.

Sem dúvida companheiros, esta luta é histórica e certamente, sairá vitoriosa.

Coordenação Nacional
Movimento Estudantil Popular Revolucionário
MEPR

Nenhum comentário: