sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Truculência na Universidade Federal de Sergipe!

Morreu. No dia 25 de outubro morreu na UFS a democracia!


Hoje foi aprovada a adesão da UFS ao REUNI. Porém, a forma como foi aprovada essa adesão é uma coisa que assusta "até o satanás"!

Depois da pouquíssima discussão (a reitoria divulgou há um mês e uma semana apenas uma circular sobre o REUNI, e só mandou o projeto há três dias somente para os conselheiros do CONEPE), a reitoria se superou ao demonstrar sua capacidade de autoritarismo e de jogo baixo.

Mesmo colocando a votação em período de recesso, o ME da UFS de luta deu mostras da capacidade de mobilização, fazendo uma manifestação com pouco mais que 100 estudantes na reunião do conselho.

Na reunião, os manifestantes ocuparam a sala do conselho, e inviabilizaram a reunião após ter negada a proposta dada pela representante discente de supressão do REUNI da pauta e inclusão da discussão do plebiscito. A inviabilização teve sucesso, e resultou na suspensão da reunião por parte do Reitor, que a presidia. Isso depois de muito tulmuto, onde inclusive um professor que ocupa cargo na Reitoria, Mário Everaldo, deu um murro numa estudante de enfermagem.

Após tudo isso, o REitor se retirou da reuniçao e começou a se reunir com os conselheiros que votam com a reitoria no seu gabinete, que de lá foram saindo aos poucos.

Enquanto isso, os estudantes continuavam ocupando a sala dos conselhos em estado de alerta para evitar qualquer retomada da reunião.

De repente, um estudante recebe uma ligação dizendo que na página da UFS era anunciada a aprovação da adesão da UFS ao REUNI, quando todos os conselheiros discentes e alguns docentes estavam na sala dos conselhos, onde a reunião havia sido suspensa! Ou seja, havíamos barrado o REUNI!

O que ocorreu, foi que a reitoria convocou seus conselheiros pra aprovar o REUNI (de forma completamente ilegal, pois n chamou a todos os conselheiros presentes na reunião, e deliberadamente se eximiu de chamar os conselheiros que tem posição divergente) na FAPESE, fundação privada de apoio a pesquisa da UFS!

O REitor deu mostras de que pra aprovar o projeto do governo federal, passa inclusive por cima da lei. Mas isso não vai ficar sem resposta por parte do ME. O DCE já vai entrar em contato com um advogado para entrar com um mandado de segurança, e uma ação judicial pra questionar a legitimidade e legalidade dessa reunião.

A luta contra o REUNI continua, e os estudantes vão definir seus próximos passos numa plenária amanhã!

REUNI NÃO! A UFS não é escolão!

Nenhum comentário: